Destinos on Peru

Os 10 melhores destinos e dicas de viagem no Peru

O Peru é um país maravilhoso que tem de tudo: incríveis destinos arqueológicos, montanhas íngremes cobertas de geleiras, exuberante selva com uma imensa riqueza de flora e fauna, grandes e espetaculares praias com milhares de espécies marinhas, uma gastronomia ímpar, um vasto legado histórico que pode se respirar em cada esquina do país.

Tudo isto faz do Peru um dos destinos turísticos preferidos da América Latina.

Cada lugar possui tantas atividades diferentes que o deixarão sem tempo para conhecer tudo.

Selecionamos os 10 melhores destinos para se conhecer no Peru junto com algumas dicas que o ajudarão a percorrer melhor o país. Venha com a gente!

Melhores destinos para se conhecer no Peru

  1. Lima

Importante cidade e capital do Peru, sede do governo peruano e lugar de grande importância na época colonial. Apresenta uma beleza arquitetônica, construções que hoje são atrações culturais e declaradas Patrimônio da Nação.

Lima foi nomeada Capital Gastronômica da América Latina pela qualidade e paixão de nossos cozinheiros e chefs, sendo uma grande honra para os peruanos.

A seguir os melhores destinos em Lima:

coisas para fazer em lima
Centro Histórico de Lima
  • Circuito Mágico das Águas ou Parque Mágico das Águas: Um incrível espetáculo noturno de fontes de água combinado com luzes, cores e imagens que parecem dançar ao som de música peruana. Localização: Portão 3 (entrada principal) esquina com a Av Petit Thouars, quadra 5, com Jirón Madre de Dios, Distrito de Cercado de Lima.

Horário de funcionamento: de segunda a domingo, das 15h às 22h

  • Parque do Amor: Um dos pontos de encontro de namorados. Um espaço caracterizado pela arte e esculturas além da impressionante vista do mar. Localização: Malecón Cisneros, em Miraflores.
  • Praias da Costa Verde: Uma faixa do litoral limenho que abriga vários distritos de Lima. Por sua ótima localização são praias com grande afluência de turistas no verão onde se pode relaxar e encontrar restaurantes típicos peruanos.

As praias da Costa Verde abrangem: Miraflores, Chorrillos, Barranco, San Miguel, Magdalena e Mar e San Isidro.

  • Centro Histórico de Lima: Parte fortificada da cidade colonial abrangendo lugares de grande importância considerados joias arquitetônicas, como igrejas centenárias, conventos, monastérios e magníficas mansões coloniais com elegantes balcões preservados.
  1. Cusco

O “Umbigo do Mundo” é a cidade mais antiga do império inca.

Visitar a cidade e percorrer suas antigas ruas desenhadas pelos mesmos incas, passear por seus edifícios coloniais, construídos sobre a base de antigos palácios reais dos incas, descobrir seu legado histórico e desfrutar do melhor da gastronomia andina sem dúvida é uma grande experiência. Conheça os lugares imperdíveis de Cusco.

destinos on peru
Plaza de Armas de Cusco
  • Plaza de Armas ou coração de Cusco: Situada no coração da cidade nos permite apreciar toda sua beleza arquitetônica. Rodeada de grandes edificações coloniais, restaurantes turísticos e ruas de pedra e, no centro, uma piscina. Certamente um dos lugares mais visitados.
  • Bairro de San Blas ou Bairro dos Artesanatos: Bairro tradicional conhecido como o bairro dos artesanatos apresentando trabalhos entalhados em pedra, ourivesaria e quadros de grandes artistas. Um dos bairros mais antigos da cidade de Cusco.
  • Sacsayhuaman: Uma das obras mais incríveis do império inca com um alto grau de magnitude arquitetônica e edificações com imensos blocos de pedras com entalhes perfeitos. Além disso, do alto se desfruta de espetaculares vistas de toda a cidade de Cusco.
    Localização: 2km ao norte da Plaza de Armas de Cusco.
  • Qoricancha: Conhecido como Templo do Sol. Antigamente foi o centro político e religioso dos incas e atualmente é um museu que mostra a grande parte de sua arquitetura, pinturas da época colonial e o grande legado histórico. Não deixe de visitar este lugar que se encontra a poucas quadras do centro de Cusco na Praça de Santo Domingo e se estende até a Av El Sol.
  • Mercado de San Pedro: Um tour diferente onde você poderá apreciar atividades cotidianas popular com barracas de comida, comércio têxtil, produtos nativos, entre outros.  Localização: a 10 minutos caminhando da Plaza de Armas pela Rua Santa Clara.
  1. Machu Picchu

Considerado uma das maravilhas do mundo moderno devido ao seu misticismo, aventura, cultura e tradição que o envolvem. Machu Picchu é a atração mais visitada do Peru, onde você encontrará os seguintes lugares:

destinos on peru
Ciudadela de Machu Picchu
  • Huayna Picchu: Significa Montanha Jovem e é considerada um dos caminhos mais íngremes e estreitos que desafiam a gravidade. Trata-se de um percurso em etapas de cujo cume possibilita a visão das construções incas com uma vista panorâmica de todo o vale abaixo de Machu Picchu.
  • Montanha Machu Picchu: Significa Montanha Antiga e é considerada o caminho mais longo, porém tranquilo onde você poderá observar construções incas. De seu ponto mais alto é possível ter uma visão do vale que circunda Machu Picchu.
  1. Vale Sagrado dos Incas

Um dos lugares mais importantes de Cusco que abrange diferentes vilas como Pisac, Calca, Yucay, Urubamba e Ollantaytambo. Zona geográfica que permitiu a formação de terras muito férteis onde existem grande hectares de áreas cultivadas.

Neste passeio você encontrará também algumas atrações que o faz merecedor deste nome. A seguir apresentamos estes locais que abrangem o Vale Sagrado dos Incas:

destinos on peru
Vale Sagrado dos Incas
  • Pisac: Aqui podemos apreciar o centro arqueológico de Pisac, um grande trabalho de plataformas feito pelos incas. Sítios arqueológicos, construções em pedra e o cemitério inca, destaque deste sítio, considerado o maior de toda a América. A cultura do povo local é muito peculiar uma vez que seguem costumes antigos como as feiras de troca de produtos “trueque” e tecidos.
  • Calca: Situado às margens dos admiráveis nevados Pitusiray e Sawasiray, considerados “apus tutelares” (deuses) do vale. Neste distrito encontram-se os banhos termo medicinais como Machacancha, Minasmoqo e Lares lugares para relaxar e próximo a Calca. Já o centro arqueológico de Huchuy Qosqo requer um guia para percorrê-lo com uma boa explicação sobre ele.
  • Urubamba: Lindo lugar de natureza indescritível com grande produção de frutas devido a seu clima. É considerada “Capital Arqueológica do Peru”, por possuir um grande número de centros arqueológicos. Esportes de aventura são praticados por aqui, como canoagem, caminhadas, alpinismo, ciclismo e passeios a cavalo.
  • Ollantaytambo: Abrange história, tradição, cultura e arqueologia. Seu centro arqueológico é visitado diariamente por muitos viajantes e, em alguns casos, antes de irem a Machu Picchu uma vez que está localizada no caminho par quem pega o trem à cidadela inca. Veja também: Os 4 lugares imperdíveis em sua visita a Ollantaytambo.
  1. Arequipa

Uma das regiões abençoadas por sua geografia, flora e fauna. Com belas ruas e um céu azul típico da serra, Arequipa encontra-se aos pés de três imponentes vulcões, Misti, Chachani, Picchu Picchu, que fazem da vista da cidade magnífica. Alguns importantes lugares turísticos:

destinos on peru
Ciudad Blanca de Arequipa
  • Vulcão Misti: Considerado um dos maiores emblemas da cidade. Com uma altura de 5825m, pode-se ter uma vista panorâmica de todo o Vale de Arequipa. Sem sombra de dúvida, um verdadeiro espetáculo.
  • Monastério de Santa Catalina: Um dos museus mais importantes de Arequipa por toda história e arquitetura que guarda. Ali, encontram-se pinturas da Escola Cusquenha de grande importância assinadas por grandes artistas. Recomendamos realizar a visita com um guia e não perder nenhum detalhe.
  • Catedral de Arequipa: Considerada um dos maiores monumentos religiosos do século XVII foi construída em silhar (pedra de origem vulcânica) proporcionando um tom de cinza e branco. Maior será a surpresa ao ver em seu interior grandes obras de arte.
  • Mirante de Yanahuara: Formado por uma série de arcos em silhar com gravações de frases de ilustres arquipenhos. A vista é um cartão postal clássico da cidade com o vulcão Misti.
  1. Cânion do Colca

Considerado um dos mais profundos do mundo é conhecido como “O vale do fogo” e é circundado por vegetação e fauna andinas. De um de seus lados, na parte superior, se desfruta do voo das majestosas aves andinas, o condor, em seu habitat natural. Neste local você também terá oportunidade de praticar esportes de aventura e compartilhar o turismo vivencial com os moradores locais, conhecendo seus costumes e danças. Apresentamos algumas atrações do Vale do Condor.

destinos on peru
Cañón de Colca
  • Termas de Calera: Para relaxar após uma caminhada pelo cânion do Colca. Suas águas minerais são muito benéficas à saúde.
  • Igreja da Imaculada Conceição (Yanque), igreja de Santa Ana (Maca) e igreja colonial San Juan Bautista são: Algumas das igrejas mais importantes que você poderá encontrar ao visitar o cânion. Cada uma com sua incalculável arquitetura pinturas e história. Ótimos lugares para se conhecer em companhia da natureza.
  1. Iquitos

Uma das maiores regiões do Peru que abrange o maior número de ecossistemas.

Um destino ideal para as amantes da natureza que desejam ter uma relação direta com o meio ambiente. Considerada uma das zonas com maior diversidade do mundo é rodeada pelo rio Amazonas.

Durante sua estadia na região você verá que Iquitos possui muitas atrações para conhecer. A seguir passaremos algumas informações a partir das mais relevantes:

destinos on peru
Iquitos
  • Rio Amazonas e Cruzeiros: O Amazonas é considerado um dos rios mais longos e caudalosos do mundo. Há cruzeiros e diferentes tours para conhecer sua riqueza, biodiversidade até chegar às hospedagens na selva onde você poderá compartilhar com os habitantes. Certamente uma grande experiência.
  • Comunidades nativas amazônicas: Estas comunidades recebem diariamente turistas que compartilham de suas vivências, costumes ancestrais, danças, expressões artísticas e, em algumas delas é possível pernoitar, como a etnia Bora e Yaguas.
  • Casa de ferro, catedral de Iquitos, antigo hotel Palace, Museu Municipal, Museu Amazônico: A visita é feita utilizando motos que fazem serviço de táxi nesta cidade uma vez que não há carros, pois somente se chega ao local de avião ou barco. Um bom motivo para se desligar do caos das cidades grandes. Definitivamente é um dos melhores destinos que o Peru oferece.
  1. Linhas de Nasca

Situadas na província de Nasca, região de Ica. Trata-se de geoglifos feitos ao longo do deserto. Figuras com representações variadas como pássaro gigante, lagarto, aranha, macaco entre outras, visíveis somente pelo ar.

Há alguns aeródromos que permitem realizar passeios. Veja também: Dicas para visitar as Linhas de Nazca.

destinos on peru
Linhas de Nasca
  1. Ilhas Ballestas

Localizadas no Oceano Pacífico abrangem uma grande diversidade de fauna.

No continente, nesta região, localiza-se o Candelabro (geoglifo declarado Patrimônio Cultural pela UNESCO) nos dando as boas vindas. Para se conhecer as ilhas é necessário pegar um barco no cais para fazer um passeio de 2h.

A ilha abriga animais como o pinguim de Humboldt, leões marinhos e aves como o pelicano, piqueiros, flamingos rodeados de ninhos. Recomendamos levar um casaco e boné. O sol e o clima podem interromper seu passeio.

destinos on peru
Ilhas Ballestas
  1. Lago Titicaca

Uma atração de grande importância ao Peru. O lago Titicaca é considerado um dos lagos navegáveis mais altos do mundo (3810msnm). Localiza-se a poucas quadras do centro de Puno.

No lago existem ilhas flutuantes como a de Uros onde você poderá conhecer e compartilhar com seus habitantes. Saber mais sobre eles será uma grande experiência.

Veja também: O que deve saber para visitar a ilha de Uros Puno.

Lago Titicaca
Lago Titicaca

Dicas de viagem ao Peru

O Peru é um país de grandeza cultural, natural e arqueológica. Cada região guarda lugares incalculáveis para se conhecer. É importante ter algumas recomendações para que nada arruíne seus planos de conhecer lugares incríveis.

  • Planejar seu itinerário levando em conta tempo e distâncias das regiões a visitar.
  • Levar documento de identidade (passaporte ou cédula de identidade) e ingressos (caso tenha comprado com antecedência).
  • Levar em conta o clima. Recomendamos visitar o país na estação seca. O Peru possui duas épocas: chuvosa (maio a outubro) e seca (novembro a abril).
  • Levar o necessário e roupa adequada para não carregar peso desnecessário.
  • Fazer as principais reservas com antecedência como o trem para Machu Picchu, ingressos para Machu Picchu, voos para Lima.
  • Levar um bom calçado para as caminhadas, principalmente se viajar por conta própria.
  • Tenha em consideração o grau de altitude para onde irá viajar. Você pode ter problemas com o mal de altitude e, para preveni-lo, leve em consideração estas dicas: dormir bem, mascar folhas de coca, não ingerir comida gordurosa nos primeiros dias, tomar bastante água etc.

Dicas de viagem ao Peru

  • Pague com dólar ou Sol peruano. Casas de câmbio que trocam dólar são mais fáceis de se encontrar. Em Cusco, Lima, Arequipa pode-se levar Reais para trocar.
  • Em relação ao transporte você poderá viajar de avião ou ônibus, dependendo do tempo disponível. Caso tenha tempo pode viajar de carro, você fará uma viagem econômica e confortável.
  • A comida no Peru é muito barata além de saudável e agradável. Você encontrará uma grande variedade de sabores muito interessantes. Um almoço completo, ou menu, pode ser encontrado a partir de S/5,00, menos de USD2.00.
  • Quanto à acomodação, há muitos hotéis e hostels desde os econômicos até os mais caros e luxuosos. Você encontrará desde S/20,00 a diária, no caso de estar viajando com orçamento mais curto.
  • Em relação a roupas não é necessário levar muitas já que as lavanderias são comuns em qualquer cidade peruana e econômicas.

Dicas para Machu Picchu

  • Leve em conta como chegar a Machu Picchu. Aqui apresentamos as rotas mais populares. Escolha a sua:
    • Trem de Ollantaytambo: é a rota mais fácil e popular, a qual deve ser reservada com alguns dias de antecedência. Há duas companhias ferroviárias que gerenciam esta rota, a Peru Rail e a Inca Rail.
    • Caminho Inca: o trekking mais famoso da América Latina. Para realizá-lo você precisa reservá-lo de 5 a 6 meses de antecedência. Esta rota é para pessoas aventureiras, amantes da cultura andina e natureza. O trekking leva 4 dias e inicia a 2200m de altura indo até 4200m.
    • Rotas alternativas: Caminho Salkantay e Caminho Inca Jungle são as mais populares depois do Caminho Inca. Estas rotas não possuem limitações ou temporada certa para realizá-las. Se você não conseguiu comprar seu ingresso para o Caminho Inca pode escolher uma destas rotas. O Caminho Salkantay de 5 dias e 4 noites é uma caminhada pelos Andes até Machu Picchu. O Caminho Inca Jungle é uma rota aventureira recomendável para os viajantes esportivos. Neste caminho se pratica ciclismo, caminhada, canoagem entre outras atividades.
  • A melhor temporada para viajar a Machu Picchu é a seca, considerada alta temporada (maio a outubro).
  • Reserve seu ingresso a Machu Picchu com antecedência e respeite o horário de entrada que consta neste ingresso. Horários de entrada: turno da manhã: 6h às 12h), turno da tarde: 12h às 17:30h.
Share:

Deixe uma resposta