dicas de viagem ao peru

Dicas de viagem ao Peru

Dicas para montar um roteiro pelo Peru

Organizar uma viagem ao Peru não é uma tarefa fácil, sobretudo se esta é sua primeira visita ao país. Desde que fui pela primeira vez à cidade perdida dos incas ajudo meus leitores seja com novas publicações ou tirando dúvidas por meio dos comentários. Neste post estão as dicas de viagem ao Peru mais importantes para você montar seu roteiro

Este post é um dos textos que gostaria de ter lido quando planejei meu primeiro roteiro ao Peru. Tentarei explicar detalhes e resolver as dúvidas mais comuns. Se você tiver alguma sugestão que acredita ser interessante, a caixa de comentários é toda sua. Tentarei selecionar as melhores para agregar ao post sempre que necessário.

Dicas para montar um roteiro de viagem pelo Peru

Há várias formas de montar um roteiro pelo Peru e essas são somente algumas sugestões. Há pessoas que preferem fazer mochilão, enquanto outras buscam algo mais luxuoso. Alguns preferem fazer uma viagem mais rápida ao passo que outros desfrutam mais do tempo que passam em um lugar. Assim, você pode ver estas sugestões como dicas, um guia e não como verdade absoluta, adaptando-as ao seu perfil de viajante.

Veja Também: Lima – Bairro de Miraflores

Defina as cidades e lugares que deseja visitar antes de comprar a passagem aérea

Ao saber quais cidades deseja visitar você pode comprar as passagens entrando por uma cidade e voltando por outra, o que permite economizar tempo em sua viagem. Pode aproveitar permanecendo um dia a mais em Machu Picchu ou no Vale Sagrado.

É por isso que indico aos meus leitores que comecem a fazer planos para sua viagem mesmo que não tenham datas definidas. É uma maneira de preparar-se para quando uma super promoção aparecer. É preciso prestar atenção nas promoções, pois várias vezes o trecho de Lima a Cusco sai mais caro do que Brasil-Lima/ Brasil-Cusco.

Compre sua passagem multidestinos, chegando por uma cidade e retornando por outra

Ao comprar passagens multidestinos é possível otimizar sua viagem uma vez que não precisa voltar à cidade de chegada antes de regressar ao Brasil.

Muito cuidado com os efeitos de altitude ou “soroche”

Se o seu destino é Cusco, Vale Sagrado, Huaraz, Vale do Colca incluindo Arequipa não subestime os efeitos de altitude. Coma alimentos leves, evite caminhadas muito longas ou subidas muito íngremes e tenha uma lata de OxiShot e folhas de coca à mão. Elas têm um gosto agradável e mastigá-las ajuda muito contra os efeitos de altitude. Se quiser levar medicamentos, por favor, consulte primeiro seu médico antes para não ter nenhum efeito colateral usando-os.

Prove a comida local

Uma das coisas fascinantes de se fazer no Peru é experimentar a comida local. O ceviche, aji de gallina, tacu tacu, lomo saltado, cuy, chicha morada, pisco sour…Prove tudo que puder, é uma das maravilhas de se viajar: poder experimentar a comida e conhecer os costumes de diferentes lugares.

Compre o ingresso e a passagem de trem para Águas Calientes com antecedência

 Nunca é cedo demais para comprá-los, exceto no final do ano porque o sistema de entrada a Machu Picchu somente libera a compra para ano seguinte poucos dias antes do Ano Novo. Sugiro comprar a passagem de trem que é a mais crítica e em seguida os ingressos para Machu Picchu que é mais tranquilo e somente acaba próximo ao dia da visita ou na alta temporada.

Levar em consideração que, se quiser visitar a montanha Huayna Picchu, é melhor comprar o ingresso com maior antecedência devido à pouca quantidade disponível de ingressos por dia.

Sugestões de roteiros para o Peru

Para ajudar aqueles que não sabem quais lugares visitar no Peru, separei aqui alguns roteiros para ter como base, sobretudo no sul do Peru.

Veja Também: O que fazer em Cusco

Lima, Cusco, Vale Sagrado e Machu Picchu 7d/6n

1° Dia: Lima – city tour

2° Dia: Lima – Cusco

3° Dia: Cusco – city tour

4° Dia: Maras, Moray e Salineras

5° Dia: Vale Sagrado – Águas Calientes

6° Dia: Machu Picchu

7° Dia: Cusco – Aeroporto

Nesta rota exclusiva de 7 dias o viajante pode desfrutar dos costumes, arte e cultura de cada cidade visitada

Lima Gastronômica + Machu Picchu e Lago Titicaca 10d/9n

1° Dia: Lima – city tour

2° Dia: Lima – Tour Gastronômico

3° Dia: Lima – Cusco

4° Dia: City tour Cusco

5° Dia: Vale Sagrado dos Incas – Águas Calientes

6° Dia: Águas Calientes – Machu Picchu

7° Dia: Cusco – Puno (Rota do Sol)

8° Dia: Puno – Lago Titicaca

9° Dia: Puno – Cusco (Viagem Direto)

10° Dia: Cusco – Lima

Esta rota foi planejada para pessoas que possuem mais tempo para visitar e apreciar os destinos mais importantes do Peru.

Lima, Nazca, Cusco, Vale Sagrado, Machu Picchu e Lago Titicaca 10d/9n

1° Dia: Lima

2° Dia: Lima City Tour – Nazca

3° Dia: Sobrevoo Linhas de Nazca – Lima

4° Dia: Lima – Cusco

5° Dia: Cusco – Vale Sagrado dos Incas – Águas Calientes

6° Dia: Machu Picchu – Cusco

7° Dia: Cusco City Tour

8° Dia: Cusco -Juliaca -Puno

9° Dia: Titicaca Express (Full Day)

10° Dia: Puno – AeroportoJuliaca – Lima

Esta rota é uma viagem pelas diferentes regiões do Peru que o deixará maravilhado por seus atributos históricos, arquitetônicos e culturais que cada cidade possui.

Lima, Paracas, Nazca, Arequipa, Lago Titicaca e Machu Picchu 16d/15n

1° Dia: Chegada em Lima – Traslado ao hotel

2° Dia: Lima – City tour moderno e colonial

3° Dia: MuseoLarco – Saída com destino a Paracas

4° Dia: Paracas – Tour as Ilhas Ballestras – Reserva Paracas – Viagem Nazca.

5° Dia: Nazca – Sobrevoo Linhas de Nazca – Arequipa

6° Dia: Arequipa – City tour pela cidade e arredores.

7° Dia: Tour Cânion do Colca – Arequipa a Chivay

8° Dia: Cânion do Colca – Chivay a Arequipa

9° Dia: Saída de Arequipa com destino a Puno

10° Dia: Lago Titicaca – Ilhas Flutuantes de Uros e Taquile

11° Dia: Rota do sol (Puno a Cusco) – Templo de Andahuaylillas, ruínas de Raqchi, La Raya e Pucara

12° Dia: Dia livre em Cusco

13° Dia: Tour Cusco arqueológico

14° Dia: Vale Sagrado dos Incas – Pisac, Ollantaytambo e Águas Calientes

15° Dia: Tour em Machu Picchu e retorno a Cusco

16° Dia: Cusco – Traslado ao aeroporto

 Nesta rota você terá uma experiência maravilhosa, visitando todo o Peru por 16 dias. Iniciará sua travessia pela capital do Peru, Lima e, como destino final, visitará o melhor destino da América do Sul, Cusco, o Vale Sagrado dos incas e o imponente Machu Picchu.

Veja Também: Perguntas frequentes de Machu Picchu

Share:

4 comments

  1. Ola! Quero faz Cusco, Puno e Arequipa. E estou super na dúvida se já vou direto pra Cusco e deixo os dois últimos dias para Lima, ou se chego e fico 2 dias em Lima para depois fazer essa rota. Vou chego 20/05 e pensei retornar 02/06. O que você acha? O que sugere ser mais proveitoso? Quero comprar a passagem multidestinos.

    1. Oi Debora, tudo bem com você? espero que sim, desculpe o atraso, estou tendo muitos e-mails de dicas, e passo a passo conseguirei ajudar a todos,
      Pela minha experiência, acho que tanto faz, a ideia é chegar em Cusco, e já estar aclimatado,

      Acho que você poderia fazer um roteiro assim,

      Lima (nível do mar) – Paracas (nível do mar) -Arequipa (2800) – Lago Titicaca (3800) – Cusco (3400 metros), você vai estar se aclimatando na cidade de Cusco para logo ir a cidades altas.

      Quantos à agencia de viagens para ajudar no seu roteiro e principalmente no orçamento pode procurar a http://www.machupicchupacotes.com e para as passagens aéreas, pode procurar decolar ou viajanet com br, eles estão com promoções e podem ajudar, muitas vezes comprar voos e pacote terrestre em separado sai mais em conta,

      Beijo,

  2. Olá Paola
    Primeiro, parabéns pelo post.

    Seguindo seu roteiro e sem considerar agencia, você te ideia do custo final dessa viagem, pensando que Hotel, seja bem caro?

    1. Oi, Leandro, obrigada. Fico muito feliz que as pessoas estejam gostando do post, Então, de acordo a minha experiência, é difícil dar um valor pois eles variam conforme o passeio que você fizer. Os preços mudam bastante entre eles. Tenho amigos que, ao chegar em Cusco, vão para a praça principal (a Plaza de Armas) onde tem muitas pessoas oferecendo passeios em Cusco, Machu Picchu, montanha colorida, etc, Quanto à acomodação você também pode verificar o Airbnb onde você encontra quarto individual ou o apartamento inteiro com preços imbatíveis, se você preferia um tipo de acomodação assim. Se alugar um quarto, por exemplo, vai ter contato com uma pessoa local que poderá te dar várias dicas sobre o lugar.

Deixe uma resposta