Atividades gratuitas para fazer em Cusco

10 Atividades gratuitas para se fazer em Cusco

Você vai para Cusco? Gostaria de saber o que fazer de graça ou sem gastar muito para desfrutar da cidade imperial? Selecionamos 10 atividades gratuitas para você fazer na cidade de Cusco especialmente para pessoas que não sabem o que fazer, para os que buscam algo interessante e para os que gostam de passear por conta própria. Se você ficou interessado, venha com a gente.

Veja Também: O que fazer em Cusco

10 Atividades gratuitas para desfrutar de Cusco  

1)Visite seus belos templos  

Cusco possui um grande fervor religioso e seus templos são uma mostra disso. O cuidado e devoção fazem que estes lugares permaneçam vivos. Cusco possui distintos templos e grandes obras de arte em seu interior, arquitetura e história incalculáveis. É importante lembrar que para esta visita é necessário um boleto, mas você pode conhecer estes lugares aproveitando o horário da missa quando o ingresso é livre. Apresentamos a seguir os templos que você pode visitar dentro dos seguintes horários:

Atividades gratuitas para fazer em Cusco
Visite seus belos templos
TEMPLOLOCALIZAÇÃOHORÁRIO
Basílica Catedral de CuscoEm frente à Plaza de Armas de Cusco-2ª a 5ª e sábado: 6h às 8h30

-6ª: 6h30 às 9h

-de feriados: 06h às 9h

Igreja da Companhia de JesusPlaza de Armas de Cusco– 2ª a sábado: 12h às 18h

-domingos e feriados: 12h às 18h

Igreja e Convento de Santo DomingoPraça de Santo Domingo– 2ª a sábado: 6h e 7h

– domingos: 7h às 11h30/ 18h às 19h30

Igreja das MercedesRua Mantas, 121 (próximo à Plaza de Armas)– 2ª a sábado: 7h e 19h

– domingos: 7h às 12h/ 18h às 19h

Igreja de São Francisco de AssisPraça São Francisco– 2ª a sábado: 6h30 às 8h/ 17h30 às 19h

– domingos 6h30 às 12h/ 19h às 20h

Igreja de São CristóvãoRua Don Bosco – Praça São CristóvãoFeriados das 8h às 18h

Os templos mencionados são os mais importantes da cidade. Se você deseja ingressar em horários diferentes também é possível, mas somente com o boleto (Boleto Turístico de Cusco Integral), que pode ser comprado por S/130,00. Porém a ideia é não gastar.

2) Passear pelo tradicional bairro de San Blas

Situado a quatro quadras da Plaza de Armas de Cusco, podendo ser alcançado pela rua Hatun Rumiyoc. San Blas é conhecido como o bairro dos artesanatos, sendo também um dos mais tradicionais da cidade. Suas ruas abrigam muita história, tradição e cultura. Durante o dia é muito tranquilo e belo, à noite. Galerias importantes, restaurantes de comida típica, danças e mais podem ser encontrados em San Blas. Um bom lugar para comprar uma lembrança.

Atividades gratuitas para fazer em Cusco
Bairro de San Blas

3) Conhecer o mercado mais importante “Mercado Central de São Pedro” 

O Mercado Central de São Pedro é uma das atrações mais importantes da cidade. Um lugar onde você poderá observar as tradições e cultura vivas do povo cusqueno, comidas típicas, objetos artesanais baratos, roupas tradicionais, produtos como batata e milho são alguns oferecidos no mercado. Um dado curioso é que o mercado foi construído em 1925 por Gustav Eiffel, o mesmo que construiu a Torre Eiffeil de Paris.

Localizado a poucas quadras da Plaza de Armas é muito fácil de se chegar saindo da igreja da Companhia de Jesus até o convento das Mercedes. Siga pela mesma rua até chegar à praça São Francisco, uma quadra adiante e você estará na porta do Mercado de São Pedro.

Horário de funcionamento: 6h30 às 18h30, 7 dias da semana.

Atividades gratuitas para fazer em Cusco
Mercado Central de São Pedro

 
4) Tire fotos na famosa Pedra dos 12 Ângulos 

Este é um dos lugares mais turísticos e famosos de Cusco. Um muro de grandes rochas rodeado por vendedores que o tornam mais atraente. É aqui que se localiza a pedra dos doze ângulos toda murada em um grande trabalho arquitetônico. Atualmente a pedra forma parte do palácio Arcebispal, porém na época inca formava parte do Palácio de Sinchi Roca, 6º Inca que governou Cusco. Muitos visitantes tiram fotos da pedra diariamente. Você terá sorte se encontrar um senhor disfarçado de Inca.

Chegar aí é muito fácil. Saindo da Plaza de Armas vá até a igreja do Triunfo até chegar a rua Hatun Rumiyoc onde está localizada a pedra.

Atividades gratuitas para fazer em Cusco
Pedra dos 12 Ângulos

5) Descubra o Palácio Cusicancha

O Palácio de Cusicancha foi o local de nascimento do Inca Pachacuteq, um dos Incas mais importantes de Tawantinsuyo. Neste local você poderá adquirir seu ingresso para Machu Picchu e poderá observar o centro arqueológico além de pinturas murais.

Chegar aqui é fácil. Partindo da Plaza de Armas de Cusco vá até a rua Loreto até chegar a rua Maruri, a uma quadra onde você encontrará a Dirección Desconcentrada de Cultura de Cusco onde se situa o Palácio de Cusicancha.

Atividades gratuitas para fazer em Cusco
Palácio Cusicancha

6) Conheça a moderna atração turística “Paccha Pumaqchupan”

Que traduzida significa “fonte de água na cauda do puma”. O centro histórico de Cusco inicia aqui e você terá a oportunidade de visitá-lo. Nesta atração você poderá apreciar uma queda d’água de 7m de altura. Dentre as figuras e detalhes cobertos pela água chamam a atenção o puma e o sol Echenique. Há também um parque atrás da Paccha.

Chegar é muito fácil uma vez que está localizada na Av El Sol a duas quadras do Templo Qoricancha.

Atividades gratuitas para fazer em Cusco
Paccha Pumaqchupan

7) Suba o Cristo Blanco e desfrute da vista da cidade

Este destino turístico está situado fora de Cusco e, de lá, você poderá observar a cidade e suas principais atrações como: a Catedral, Plaza de Armas e igrejas. Poderá visitá-lo a qualquer hora uma vez que a imagem fica iluminada à noite. Não haverá desculpa para não visitá-la. Além disso, está situado muito perto de Sacsayhuaman, uma das maiores atrações de Cusco.

Há duas opções para se chegar ao Cristo Blanco: a primeira é ônibus ou transporte privado e a segunda alternativa é fazer um passeio por conta própria, saindo da Plaza de Armas, dirigindo-se à ladeira do Almirante até chegar a praça de Nazarenas e continuar pela rua Palácios, passar uma curva fechada da rua Don Bosco continuando até ao lugar de acesso à Sacsayhuaman e subir até o Cristo Blanco. O Cristo foi construído em 1945 e presenteado à Cusco pela colônia árabe palestina.

Atividades gratuitas para fazer em Cusco
Cristo Blanco

8) Apreciar a vista de São Cristóvão

O bairro tradicional de São Cristóvão é considerado um dos bairros mais populares de Cusco e possui uma vista panorâmica magnífica da cidade. Este bairro tem construções com bases arquitetônicas inca, possuindo vestígios arqueológicos. Além disso, você pode visitar o templo de São Cristóvão que abriga pinturas e esculturas da época colonial. Durante a festa do padroeiro pode-se observar toda a cultura e tradição que os fieis realizam em memória do santo. Esta festividade é realizada em 06 de agosto. Se você estiver pela cidade nesta data é uma boa oportunidade de comprová-la.

Atividades gratuitas para fazer em Cusco
São Cristóvão

9) Visite o Centro Arqueológico de Huaca Sapantiana

Sapantiana é um dos aquedutos da época colonial situado no bairro de San Blas. Ao redor desta atração, você poderá encontrar nomes dos bairros tradicionais e curiosos como “Siete Angelitos”, “Siete Borreguitos”, Siete Diablitos”, “Mira Caletas”, “Siete Culebas” que geralmente possuem fundação inca e acabamento colonial. Você poderá apreciar a beleza deste lugar.

Para poder chegar a este lugar a partir da Plaza Mayor de Cusco vá pela ladeira do Almirante até a rua Córdoba Del Tucumán até chegar à praça Nazarenas e continue pela rua Choquechaka e suba até a Sapantiana. O tempo de caminhada é de cerca de 25 minutos e o recomendável é visitar durante o dia para tirar fotografias.

Atividades gratuitas para fazer em Cusco
Huaca Sapantiana

10) Apreciar o espetáculo das Danças Típicas (Plaza de Armas, durante os feriados nacionais)  

Cusco é uma cidade tradicional que mostra expressões do povo através de danças, cultura e tradição além da gastronomia. Há diversas atividades realizadas no mês de julho, na cidade de Cusco, devido à Independência do Peru. Ocorrem na praça central de Cusco com a participação de todas as instituições, desfiles e bandas que mostram todo o fervor patriótico do Peru.

Atividades gratuitas para fazer em Cusco
Danças Típicas

Veja Também: Os 10 melhores destinos e dicas de viagem no Peru

Share:

Deixe uma resposta