melhores coisas para fazer em puno

As 5 melhores coisas para se fazer em Puno e dicas de viagem

Puno, segunda cidade mais visitada depois de Cusco, possui imensas riquezas arquitetônicas, incríveis lendas, tradições, uma cultura única, festas multicoloridas que transmitem a alegria e orgulho que sentem seus moradores.

Puno faz parte da atmosfera mágica graças a seu lago, profundo e o mais alto navegável do mundo, povoado por ilhas naturais e artificiais, habitado por pessoas provenientes das duas maiores culturas do império inca, quíchuas e aimaras.

A cidade de Puno está situada ao sul do país a 3.827m de altitude, por isso seu clima frio e seco.

Se você está interessado em conhecer esta cidade mágica leia nosso artigo onde passaremos passeios para se fazer nesta cidade e dicas de viagem que o ajudarão durante sua visita.

Veja Também: Os 10 melhores destinos e dicas de viagem no Peru

Melhores coisas para se fazer em Puno

1) Navegar no Lago Titicaca

O lago Titicaca é um dos patrimônios naturais mais importantes do Perú e do mundo. Além de ser uma fonte de recursos para as comunidades que habitam suas margens, estas mantém atuais costumes e tradições ancestrais.

Para se chegar à primeira ilha leva cerca de 40 minutos. As ilhas são totalmente navegáveis e você poderá observar casas rurais e compartilhar experiências culturais com os moradores do lugar. Sem dúvida, navegar pelo lago Titicaca será uma experiência inesquecível.

Taquile é uma das ilhas com plataformas e centros cerimoniais pré-incas. Seus moradores são experts na tecelagem tradicional.

Para navegar no lago, a cidade de Puno consta com um porto de onde você poderá pegar barcos com algumas opções de passeio e preços. A sensação de navegar no lago é como estar no mar.

As embarcações são panorâmicas e geralmente oferecem serviços ao turista. Fomentam o turismo vivencial para os moradores.

melhores coisas para fazer em puno
2) Apreciar a impressionante vista de Kuntur Wasi 

Com uma envergadura de 11m a construção foi inaugurada em 2003 e representa a figura de um condor, ave tutelar dos Andes. Feita em metal na posição de voo apoiada sobre um pedestal que simularia seu lugar.

O mirante Kuntur Wasi, termo quíchua que significa “Casa do Condor” é um dos lugares privilegiados para o visitante que não se importa em fazer esforço físico ou de ter grandes experiências para subir seus 620 degraus. Sem dúvida, este não é o único meio de se chegar. São dez minutos para se apreciar uma vista panorâmica de toda a cidade e seu imponente lago.

Esta incrível atração está localizada a 2km a noroeste da cidade.

Veja Também: O que deve saber para visitar a ilha de Uros Puno

melhores coisas para fazer em puno

3) Visitar as Chulpas de Sillustani

Eterna morada dos nobres do altiplano. Chullpas ou torres circulares de pedra elevadas para abrigar os restos funerários das principais autoridades do senhorio colla.

Este lugar foi habitado pelos collas que deixaram restos arqueológicos como as chullpas de mesmo nome (Sillustani) onde eram enterradas de 15 a 20 pessoas.

As pedras são unidas com maestria e se encaixam com perfeição. Os mausoléus alcançam até 12m de altura e se caracterizam por sua base menor que a parte superior.

A pouca distância do complexo arqueológico se encontra o museu do sítio onde se conservam diversas peças das culturas colla, tiahuanaco e inca.

Sillustani encontra-se às margens da laguna Umayo com profundidade máxima de 14m. Os moradores de Atuncolla oferecem passeios em barcos.

melhores coisas para fazer em puno

4) Realizar turismo vivencial com a comunidade

Veja Também: 10 Atividades gratuitas para se fazer em Cusco

Nestes destinos pode-se observar pessoas da etnia. Cada ilha possui sua particularidade.

A economia é baseada principalmente no artesanato e turismo. Em Taquile pode-se conviver com os moradores da ilha. Na ilha de Amantaní, a comunidade mostra aos viajantes suas atividades agrícolas, tecelagem, entalhes em pedra e peleteria.

É um lugar que promove a preservação do ecossistema e onde o homem e natureza convivem em harmonia. No trajeto desde a cidade de Puno pode-se apreciar os touros de Pucará.

O turismo ajuda as comunidades que carecem de serviços básicos, como, por exemplo com painéis solares, pois todas as ilhas fundamentais os tem.

Com estas pessoas pode-se aprender seus costumes e seu estilo de vida.

melhores coisas para fazer em puno

5) Fazer uma caminhada até Chicuito

Em Chicuito encontra-se o templo de Santo Domingo, o mais antigo da região. Construído no século XVI (1581), possui características renascentistas.

Encontra-se emoldurado/demarcado dentro de dois átrios laterais ou cemitérios e vem precedido de uma arqueria típica de adobe com teto de telha. Seus mirantes naturais permitem desfrutar de paisagens únicas.

Em Chucuito você pode visitar a comunidade de Karina e participar das atividades tradicionais dos moradores. Também é possível desfrutar das praias de areia branca.

Chucuito possui criadores de trutas naturais e orgânicas, saindo de Juliaca, encontra-se a 1h20, situado a 3855msnm. Chamada também como a cidade das casas reais.

Percorrer os mercados locais que, na época colonial, vendia mercúrio para poder dar liga ao ouro e prata que vinha das minas de Potosí, Bolívia.

 

melhores coisas para fazer em puno

Dicas de viagem

Puno é uma cidade de uma grandeza cultural, natural e arqueológica e cada atração guarda incalculáveis histórias e lendas. É importante pegar algumas recomendações antes de você viajar para que sua viagem seja perfeita

  • A melhor época para visitar Puno é antes ou depois da estação de chuvas (dezembro a março). Recomendável na alta temporada (abril a novembro). A temperatura da época das chuvas fica entre 3°C e 15°C.
  • É necessário trazer roupa de frio. Seu clima é bastante frio devido sua altitude (3827msnm).
  • Se você vem de altitudes mais baixas precisa tomar chá de coca antes do café da manhã ou o medicamento sorojchi para combater o mal de altura. Não coma muito e tome um café da manhã mais leve.
  • Para conhecer toda a cidade de Puno e seus arredores é necessário de 3 a 4 dias.
  • Há varias maneiras de se chegar a Puno.
  • Voo de Lima a Juliaca: há voos diretos e saídas diárias. O tempo de voo é de 1h40.
  • Voo de Cusco a Juliaca: há voos diretos e com paradas. Um voo direto demora 50 minutos e com parada, 3h.
  • Ônibus de Lima a Juliaca: há saídas diárias e o tempo de viagem é de 21h40.
  • Ônibus de Cusco a Juliaca: saídas diárias e o tempo de viagem é de cerca de 6h.
Share:

Deixe uma resposta