montanha huayna picchu

Subir Huayna Picchu vale a pena?

A montanha Huayna Picchu está localizada ao norte da cidadela inca de Machu Picchu. A beleza natural deste local é o maior atrativo, pois proporciona uma vista panorâmica da cidadela inca.

Para escalar a montanha Huayna Picchu você deve chegar ao ponto de controle e ingresso a Huayna Picchu e seguir o caminho que começa a poucos metros da rocha sagrada, uma área com bastante vegetação. O caminho até a montanha jovem é em zig zag, as escadas são quase verticais podendo ocasionar vertigem. O acesso é um pouco difícil e recomendamos ter muito cuidado. Definitivamente chegar ao topo desta montanha é um desafio, porém o esforço vale a pena pois a vista que se tem do alto é belíssima.

O que encontramos subindo Huayna Picchu?

Durante a subida você poderá desfrutar da paisagem e da vista panorâmica. Podemos encontrar grandes afloramentos rochosos em cujo interior de uma das grutas existem muros, nichos e dintéis de estilo trapezoidal e fina cantaria pertencentes ao Templo da Lua.

Cabe assinalar que o incas adoravam a lua ou “killa”, em quíchua, e o templo existente em Huayna Picchu é uma mostra de suas crenças. Neste oratório o mais provável é que tenham sido realizadas cerimônias religiosas ao redor de suas múmias sagradas.

Em Huayna Picchu pode-se observar também terraços e recintos formando parte de um Sítio de Controle ou Observatório Astronômico, possível função que lhe foi lhe foi concedida devido à localização estratégica da montanha de Huayna Picchu.

Ciudadela de Machu Picchu

Veja Também: Perguntas frequentes de Machu Picchu

Limite para subir Huayna Picchu

Os ingressos para Huayna Picchu são escassos, somente 200 pessoas em cada grupo. Recomenda-se fazer sua reserva com antecedência. Veja a disponibilidade em ambos os grupos:

  • Disponibilidade Machu Picchu + Huayna Picchu grupo 1
  • Disponibilidade Machu Picchu + Huayna Picchu grupo 2

O primeiro grupo é recomendado para quem possui mais tempo e pode chegar no dia anterior em Águas Calientes (povoado de Machu Picchu) onde está localizado Machu Picchu, uma vez que se leva 3:30h, em média, de Cusco a Machu Picchu. Às vezes não se consegue chegar a tempo quando se viaja no mesmo dia.

Tempo de subida:

A caminhada, dependendo do estado físico de cada um, é de 1h na ida e cerca de 40 minutos na volta. É recomendado ter muita prudência ao subir esta montanha e, principalmente na volta, para se evitar acidentes.

O que levar na mochila:

  • Água: de 2 a 3 garrafas, no mínimo. Se você consegue levar garrafas de 1,5l, melhor ainda
  • Protetor solar: indispensável.
  • Chapéu ou boné
  • Óculos de sol
  • Comida: caso necessite de energia extra

Mas e então, vale a pena?

É muito cansativo e desafiador em vários momentos. Quem normalmente tem dificuldade são os mais velhos, crianças e pessoas com algum problema físico. Você deve pensar duas vezes antes de subir a montanha Huayna Picchu.

Há algumas ruínas no topo desta montanha, porém nada como o que se vê lá embaixo. Mas isso não é o que vale a pena fazer o passeio. A caminhada é incrível para quem gosta de fazer este tipo de atividade não se arrependerá.

Veja Também: Como chegar a Machu Picchu

Share:

2 comments

  1. Fora a questão de cansaço, é perigoso subir a HUAYNA PICCHU?

    1. Oi Marcio, tudo bem como você? Subir Huayna Picchu, em algumas partes é bem estreito o que requer bastante cuidado, mas tem cordas para você se proteger. Há alguns anos houve um acidente, um viajante foi fazer uma selfie no topo do Huayna, perto do precipício e caiu. Infelizmente morreu, por isso se você vai para Huayna Picchu precisa ter cuidado. Não faça maluquices. É perigoso se você não tem cuidado.

Deixe uma resposta