Atividades gratuitas para fazer em Cusco

pedra dos 12 ângulos

Na cidade de Cusco há construções incas de mais de 500 anos. O mais extraordinário é que, com o passar do tempo não sofreram danos. Construções incas, feitas de pedra, são encontradas por toda a cidade, como templos, sítios arqueológicos etc. Pode-se encontrar também muros incas em bares, restaurantes, lojas de artesanatos, muitas casas ao redor da Plaza de Armas. O patrimônio de Cusco está em todos os lados. Sem dúvida, há um que se sobressai entre todos os muros: a Pedra dos 12 ângulos.

A Pedra dos 12 ângulos

Uma atração tão famosa quanto Machu Picchu, sendo um dos símbolos da cidade de Cusco. Feita de diorito verde, muito utilizado em construções incas. Famosa por ter 12 ângulos, encaixando-se perfeitamente com as demais pedras que a circundam. Muitas pessoas visitam esta magnífica obra para comprovar que estão bem unidas e que nenhuma agulha consegue passar entre as fendas.

Esta pedra é considerada Patrimônio Cultural da Nação do Peru. Especialistas no assunto estimam que se esta pedra fosse retirada, toda a construção desmoronaria.

Veja Também: O que fazer em Cusco

Onde está localizada?

pedra dos 12 ângulos

A pedra dos 12 ângulos está localizada na Rua Hatun Rumiyuq “Piedra Grande” e pertence a uma construção onde atualmente encontra-se o Palácio Arcebispal e o Museu de Arte Religiosa de Cusco.

Encontrá-la é fácil: a partir da Praça de Armas de Cusco suba pela rua à esquerda, onde está localizada a igreja do Triunfo. Este caminho conduz à rua Hatun Rumiyuw onde você pode apreciar lojas de artesanatos, jóias e roupas. Ali se encontra a pedra dos 12 ângulos.

Por que devemos preservar a pedra dos 12 ângulos?

Lamentavelmente em 08 de março de 2014 a pedra sofreu grandes danos. Um ato de vandalismo por parte de uns jovens chilenos que a picharam. Ainda aparecem marcas desta pichação. Atos assim prejudicam uma das maiores atrações da cidade, sendo dever de todos protegê-la.

Quanto custa visitá-la?

A pedra dos 12 ângulos está localizada em uma via pública não sendo cobrado nada para visitá-la o que pode ser feito a qualquer hora do dia.

Veja Também: Complexo Arqueológico de Moray Cusco

Share:

Deixe uma resposta