como chegar a machu picchu

Como chegar a Machu Picchu

Chegar a Machu Picchu é uma experiência inesquecível. Vale a pena visitar a cidadela não só porque é uma das maravilhas do mundo moderno, mas também por ser uma das construções mais imponentes do império inca. Como chegar a Machu Picchu? Qual a melhor maneira para mim? Muitos dos visitantes fazem estas perguntas e, foi para eles que dedicamos este artigo.

Opção 1: Machu Picchu de trem, saindo de Cusco

Rota: Poroy (Cusco) – Águas Calientes – Machu Picchu

O trem parte de Poroy (Cusco) ou Ollantaytambo até Águas Calientes, onde se pega um ônibus que o levará até a cidadela inca de Machu Picchu. Deve-se levar em conta que são 8h de transporte (4h cada trecho), partindo de Cusco, opção para quem dispõe de tempo. Se você quiser contratar um tour de um dia, reserve aqui.

Há duas empresas que fazem este percurso de trem: PeruRail e IncaRail.

Para informação mais detalhada sobre os trens e serviços oferecidos, clique aqui:

Opção 2: Machu Picchu de ônibus a partir de Cusco + caminhada partindo de Hidrelétrica

Rota: Cusco – Santa Maria – Santa Teresa – Hidrelétrica – Águas Calientes – Machu Picchu

Opção mais econômica, porém às vezes desconfortável e longa. Se sua escolha for esta você precisa ir ao terminal de ônibus de Santiago, em Cusco e pegar o ônibus até Santa Maria (20 sois, 6 horas). Em Santa Maria você pegará um táxi ou van até Santa Teresa (15 sois/pessoa, 1 hora). Este trajeto é feito em estrada de mão única, ao longo do precipício, uma aventura por si só. É possível que você precise de hospedagem em Santa Teresa uma vez que chegará no final do dia. De Santa Teresa pega-se um táxi (3 sois/pessoa, 20minutos) até Hidrelétrica. Chegando lá você deverá se registrar e caminhar por 11 km (3 horas) ao longo da ferrovia até chegar em Águas Calientes ou também pegar um trem turístico de Hidrelétrica até Águas Calientes e vice-versa. De Águas Calientes você pode caminhar até Machu Picchu ou tomar o ônibus. A caminhada é uma subida em degraus muito puxada. Existe uma opção de pegar o ônibus turístico de Cusco até Hidrelétrica. Solicite este serviço aqui.

Opção 3: trekking

Rota: Caminho Inca, Caminho Inca Jungle, Caminho Salkantay, entre outras

O entorno natural da cidade inca de Machu Picchu é o que a torna especial. Uma floresta frondosa, rios e também grandes montanhas. É a opção mais cara, porém acredito que você deva experimentá-la pelo menos uma vez na vida. Ideal para quem dispõem de tempo (entre 2 ou 8 dias) e uma boa resistência física. Este caminho é feito pelo antigo caminho de pedra nas montanhas e floresta de Cusco, construído pelos incas há mais de 500 anos.

Conclusão

Aqui apresentamos as principais opções para se chegar à cidade inca de Mahcu Picchu que possui como ponto de partida a cidade de Cusco. Destas, você pode escolher a que mais lhe agrada ou a que está ao seu alcance. Na minha opinião, a mais econômica é a 1ª opção, a mais cara, a 3ª e a mais rápida, a 2ª opção. A mais recomendável é a 3ª opção, os caminhos: Inca e Salkantay e algo diferente como o Inca Jungle.

Share:

Deixe uma resposta