história da trilha inca

Qual a melhor época para fazer a trilha inca

Machu Picchu é umas das 7 maravilhas do mundo que deve constar da sua lista de lugares a visitar. Durante o trajeto do caminho inca você passará por diferentes altitudes, desde 2400msnm até 4200msnm. A altitude influencia o clima, variando conforme o lugar que se visita. Porém fica a pergunta: Qual a melhor época para ir a Machu Picchu?

Vale mencionar os dois tipos de caminho Inca:

O primeiro é o Caminho Inca Clássico de 4 dias e 3 noites que começa em Piscakucho (2800m) e o ponto mais alto fica em Warmiwañusca (4,200 m.). Durante o trajeto passaremos por diversos pisos ecológicos com variações climáticas indo do frio ao quente.

O segundo é o Caminho Inca Curto de 2 dias e 1 noite que começa em Chachabamba (2,250 m.), cujo ponto mais alto é Intipunku (2750m). Durante o caminho o clima é quente na época seca e na época chuvosa é nublado e quente.

história da trilha inca

Veja Também: Perguntas frequentes de Machu Picchu

 

Melhor época para ir a Machu Picchu

No mês de fevereiro o Ministério da Cultura fecha o caminho inca para manutenção e melhorias na rota. Por isso não é possível fazer reservas.

O clima varia conforme o mês. A seguir passaremos informações sobre o clima no caminho inca por mês:

  • De janeiro a março chove muito, sobretudo à noite. Os dias são nublados com alguns dias agradáveis de sol, se tivermos sorte.
  • Em abril, aos poucos, vai terminando a época chuvosa e os dias tornam-se mais quentes e agradáveis, com chuvas ocasionais.
  • De maio a outubro o clima é quente e fresco, com poucas chuvas. Dias ensolarados e bem iluminados
  • De junho a setembro são os melhores meses para realizar o Caminho Inca. Os dias são limpos e você poderá observar as paisagens claramente. Os dias são mais frescos, porém as noites, mais frias nas zonas altas.
  • Em novembro e dezembro começa a época das chuvas com dias ensolarados, mas pode chover a qualquer momento. Pode-se ter dias nublados, mas sem chuvas.

Veja Também: Como chegar a Machu Picchu

Posso ir a Machu Picchu durante a temporada de chuvas?

história da trilha inca

A temporada de chuvas não é a melhor época para ir a Machu Picchu. Você poderá apreciar a maravilha de Machu Picchu rodeada por uma névoa de madrugada coroada por um lindo arco-íris após uma garoa na primavera.

Nossa recomendação é não fazer o Caminho Inca durante a temporada de chuvas (de novembro a março).

Agora é só escolher em qual mês fazer o Caminho Inca e desfrutar de sua aventura nestas montanhas ancestrais que são testemunhas da grandeza do império inca.

Veja Também: Diferenças entre Caminho Inca e Caminho Salkantay

Share:

Deixe uma resposta